domingo, 21 de agosto de 2011


Arnaldo Júnior
Do CorreioWeb

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou a empresa Ricardo Eletro à indenização de cinco mil reais a um portador de deficiência física por danos morais decorrentes de discriminação. A decisão do 3º Juizado Especial de Competência Geral de Samambaia foi mantida pela 2ª Turma Recursal do TJDFT, incluindo o valor da condenação e a respectiva correção monetária e juros de mora.

O fato que gerou o processo contra a loja de eletrodomésticos aconteceu em Samambaia/DF. Um cliente cadeirante estava interessado em comprar um refrigerador, mas os produtos estavam no subsolo. Após não encontrar nenhuma rampa de acesso, ele buscou ajuda ao gerente e questionou como poderia escolher algo se não conseguia chegar até o subsolo. Ele teria respondido – em tom irônico – que, se o consumidor assim quisesse, mandaria subir ou descer todos os bens somente para atendê-lo.

O autor do processo narra, ainda, que após o incidente, alguns funcionários se aproximaram, rindo do episódio, o que, por óbvio, teria causado constrangimento a ele e a sua família. Em sua defesa, a loja contestou a versão e argumentou que não se desincumbiu de provar que seu representante agiu de maneira desrespeitosa e que o ônus da prova negativa, neste caso, não pode ser atribuída a ela, em face de sua inviabilidade. Além disso, refuta a responsabilidade civil, eis que não há qualquer indício de que a conduta da ré tenha sido ilícita.

Mas, para a juíza do caso, embora a ré alegue que a prova negativa é inviável, sequer tentou trazer em Juízo o gerente envolvido no episódio – que não compareceu nas duas oportunidades em que a ré teve de apresentar prova negativa. Ela acrescenta, ainda, que apesar de um funcionário ouvido afirmar que o gerente não agiu conforme relatado pelo autor, o mesmo também informou que no momento dos fatos estava atendendo a outro cliente e que ouviu a reclamação do autor, quando estava “passando no local”, de forma que não pode testemunhar o diálogo integral.

A julgadora entendeu que a ré agiu de maneira a violar a dignidade do autor. Primeiro, porque não disponibilizou acesso às pessoas portadoras de necessidades especiais aos outros patamares do estabelecimento, conforme exigência legal; segundo, porque ao ser questionada sobre esta falta, permitiu que seu representante respondesse em tom irônico, o que causou constrangimento ao consumidor.

Com informações do TJDFT
Nº do processo: 2008.09.1.009648-2

9 comentários:

  1. Muitos Gerentes estão sendo mandados embora neste momento pois se recusaram a assinar o termo como descrevo abaixo.
    Denúncias contra a empresa Ricardo Eletro.
    1. Todos os Gerentes estão sendo coagidos a assinar um termo de " Autorização para desconto em folha de pagamento" em razão de dolo cometido pelo próprio;
    2. Os Gerentes são descontados em folha de toda falta de estoque, dinheiro, roubo de terceiros e /ou funcionários e até ação perdida á revelia, pois são obrigados a ser preposto. (são coagidos a assinar notas promissórias);
    3. Todos os funcionários das lojas Ricardo Eletro trabalham em condições sub-humanas, sem ar condicionado, os acessos aos estoques são pequenos e com várias escadas (entregar e receber as mercadorias), obrigando assim o Gerente e seus vendedores a subir todas as escadas e acessos com geladeiras, fogões, microondas, ar e etc nas costas , uma vez que as empresas contratadas apenas colocam os produtos dentro da loja e quando vêem o difícil acesso ao estoque não levam os produtos, e apenas um estoquista não consegue levar todos os produtos. Baratas e ratos são uma constante nas cozinhas e dentro de toda loja;
    4. Funcionários são desviados de suas funções constantemente, vendedores são obrigados a ser preposto(caso o Gerente não esteja no momento), recebem mercadoria, ficam no estoque. Gerentes depositam dinheiro da loja no banco, e caso sejam roubados pagam;
    5. Os funcionários são XINGADOS, COAGIDOS,HUMILHADOS, nas reuniões feitas pelo seu Presidente Ricardo Nunes, seu Vice Rodrigo e Pelos seu diretores de vendas;
    6. Gerentes são responsabilizados por falhas de funções que não são as suas e sim de seus superiores, Vendedores muitas vezes não recebem a passagem em dia.
    7. Os depósito de fundo de garantia não estavam sendo feitos;
    8. Caso a loja seja roubada por terceiro e constatado pelo Gerente o mesmo vai a delegacia faz o boletim de ocorrência, e é obrigado a pagar 50% do roubo.

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  2. Fui gerente desta empresa, tinha que pagar estoque, tinha mês que era Fo$-& vc conseguir equilibrar as finanças.
    Não sei como essa porcaria de empresa foi comprar a MIG, aquilo sim é que era lugar de pessoas honestas trabalharem, lá eu era valorizado, não por ser gerente; todos gostavam da empresa: vendedor, aux de serv gerais, fazia jus ao seu slogan "lugar de gente feliz".
    Todos recebiamos o pagto de forma correta e com ticket alimentação, mas infelizmente o dono da MIG não queria continuar com a empresa e vendeu para a Ricardo, o empresinha ordinaria essa Ricardo, tratam os funcionários como lixo.

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  3. Trabalho na Ricardo Eletro ha dois anos e meio, e nesse periodo sempre vi muitas coisas erradas acontecerem. Sou vendedor nesta empresa incmpetente, sou obrigado a fazer propaganda de outras marcas (Lg e Sony) de graça, pois as marcas estao estampadas na nossa camisa, isso é o de menos, somos obrigados a embutir serviços, porem fomos coagidos a assinar um termo dizendo que nao faríamos isto, porem se nao fizer somos chamados a atençao em publico por gerente e superiores, eu ja fui obrigado a cobrir ferias do gerente da loja, porem nao recebi para isso, fui ameaçado varias vezes por clientes lesados, tive que comparecer a delegacia, fui humilhado pelo diretor de vendas da empresa Marcelo Igreja dentro da loja na frente de clientes, por coisas que o gerente que estava de ferias fez e nao me avisou, sem contar nas inumeras vezes que fui obrigado a ir domingos para arrumar loja mas sem poder bater meu ponto, e dias da semana ja cheguei a ficar ate onze horas da noite com o ponto batido ja, dob ameaça de suspençao. Somos pressionados todos os dias para bater metas absurdas de vendas e serviços, como garantia estendida, ajuste de preço que é um serviço para aumentar o preço do produto e ser embutido no valor final, caminhao da sorte que é um sorteio que nunca acontece e entre outros serviços. Ja fui obrigado a varrer loja e estoque, a fazer entregas do meu proprio bolso dd produtos de mostruario, nao temos vale alimentaçao e o vale transporte é sempre depositado no dia errado, nao temos acesso a folhas de ponto, sempre temos que dobrar (pegar 08:30 e sair 19:00 e ate mesml 19:30) so com uma hora de almoço, nao temos camera de segurança nas lojas, correndo o risco de assaltos entre outros problemas, sei que nao existe empresa perfeita, mas o que esta acontecendo aqui dentro é uma vergonha!

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    1. Concordo com vc em minha loja é a mesma coisa, e e vc reparar todo mes tente bater certinho se pagamento tipo vendas x holerite , todo mes ira achar alguma falta. vc reclama reclama e depois de um mes eles alegam que esta certo. Agora pense se faltar 15 reias no meu pagamento 15 no João 15 na Maria .....po.... são em media 15 mil vendedores quanto a empresa leva??? Da cerca de 225 mil reias só com vendedores por mes. Estou a 5 ano na empresa e ate hoje me pergunto. Como aguentei esse tempo todo?

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  4. Alguem tem um contato da diretoria??? Preciso urgente. Estou sofrendo abuso se outro funcionário e o gerente não faz nada. Não quero pedir conta por causa se um idiota e nem fazer justiça com as próprias maos p não perder minha razão. Mas já não aguento mais.

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  5. Aplausos. Estou há 10 anos e é o mesmo inerno

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    1. EI!!POR FAVOR PASSE OE EMAILS E TELS QUE TE PASSARAM PARA THAYSNECA@YAHOO.COM.BR OU CHAVESTHAYS@OUTLOOK.COM POR FAVOR OK?OBRIGADOEI!!POR FAVOR PASSE OE EMAILS E TELS QUE TE PASSARAM PARA THAYSNECA@YAHOO.COM.BR OU CHAVESTHAYS@OUTLOOK.COM POR FAVOR OK?OBRIGADO

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  6. Aplausos. Estou há 10 anos e é o mesmo inerno

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  7. Lixo de gestão, lixo de empresa!Enganam os clientes com promoções falsas em cima de produtos com defeitos , estes produtos são marcados nas prateleiras com um adesivo vermelho e somente funcionários sabem que estes são produtos defeituosos, além de forçar os vendedores e gerentes a ajudar descarregar e carregar caminhões como se fossemos contratados tbm pra isso, eu mesmo fiz várias vezes em lojas na grande Belo Horizonte, além da responsabilidade nas lojas ainda tínhamos que trabalhar carga e descarga até altas horas, chegando a varar a madrugada, o que ganhamos com isto? Hérnia de disco,stress,desgaste , em alguns casos tapinhas nas costas! Gestores fazem vistas grossas , diretores omissos e perversos, RH não existe, são desumanos e hipócritas enganando principalmente pessoas de baixa renda as quais fazem gato e sapato. Uma vergonha camuflada de empresa!

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